Minhas primeiras aulas como professor

Olá. Não falei por aqui, mas faço parte de um programa que organiza cursinho pré-vestibular para alunos de escola pública, chamado Vestibular Cidadão. Sou professor voluntário de física elétrica, e minhas aulas começaram semana passada. Vou contar um pouco sobre as impressões que tive nessas aulas.

Planejei essas aulas durante uma semana, inclusive treinei bastante em frente ao espelho para ganhar confiança; estava muito animado pra colocar em prática tudo o que eu falo por aqui. Quando cheguei na sala, até eu fiquei surpreso com minha naturalidade e desenvoltura! Vi que foi muito útil todo o preparo; eu sabia exatamente o que falar, sabia quando devia fazer os alunos rirem e quando devia reforçar o assunto.

Um grande problema que senti, porém, foi o tempo das aulas. Percebi que em 50 minutos de aula é impossível o professor impactar a vida dos estudantes; sequer é possível dar um conteúdo que exija certa análise. Isso me custou parte do que havia planejado para a aula da turma de humanas; não consegui terminar o exemplo que havia proposto. Em parte, isso se deu ao fato de eu ter tido de explicar a matemática básica que o exemplo exigia, coisa que eu não havia planejado. Essa questão do tempo das aulas rendeu uma ótima discussão via twitter com diversos amigos; falarei sobre isso noutro post.

Outra coisa que descobri foi que, definitivamente, as aulas têm que ter um diferencial. Não importa o currículo do professor, não importa o quanto ele sabe: se não trouxer algo diferente, inusitado, a turma se desinteressa. O diferencial que eu trouxe foi descontrair a turma de diversas formas: contando histórias minhas engraçadas, fazendo exemplos engraçados, trazendo curiosidades sobre o assunto, entre muitas outras coisas que surgiram no improviso.

Mas, caros leitores, a maior lição que tive nessas primeiras aulas foi: os alunos percebem e adoram quando o professor gosta de dar aula. Descobri que o professor tem que se divertir quando dá aula. Nunca me diverti tanto comigo mesmo quanto na frente daquelas mais de 60 pessoas. E foi extremamente gratificante sentir a ressonância da turma. Não tem outra: o professor tem que gostar do que faz.

Minhas aulas serão sempre um show meu com a turma.

E aí, alguém já teve oportunidade de ensinar? Quais os problemas que encontrou?

5 Comentários

Arquivado em Novo professor

5 Respostas para “Minhas primeiras aulas como professor

  1. Joseane Duque

    Felipe, recomendo para você o filme O espelho tem duas faces que mostra a diferença entre dois professores universitários nas salas de aula. Enquanto com um a sala cheia e os alunos participam, com outro eles sentem sono. Seria interessante você assistir.

  2. Rogério Fernandes

    Um dos melhores professores, percebesse que ensinar matemática básica surpreende ele, pois seus alunos são aqueles que irão enfrentar o portão do vestibular!!! Ah! biscoito treloso de chocolate faz mal sahusauhsa

  3. ÉR, eu estava na sala, e, apesar de odiar física e matemática, aprendi muito com sua aula meio louca. Não sabia que era sua primeira vez, mas você se desenvolveu muito bem, acredito que será um grande professor. Parabéns pelas sua coragem! rs.

  4. Putz, que bom que você conseguiu aprender, fiquei muito contente com essa primeira aula; achei que seria uma aula bem chata. Obrigado pelo elogio, vou tentar ser um grande professor 😀

  5. Sérgio "Egito"

    Felipe, suas aulas são muito massa, e elas estão me ajudando não só a estudar para o vestibular, como tmbém para o colégio.
    Professor bom é assim, suas aulas são que nem bombril, tem 1001 utilidades.
    Ah, e só uma dica, para melhorar ainda mais as aulas, tenta falar um pouco mais devagar.

Deixe um comentário

