Uma iniciativa empreendedora na educação

Olá. Nos dias 16 e 17 de abril, aconteceu aqui em Recife o Congresso Pernambucano de Jovens Empreendedores (@CPEJE). Foi um fim de semana muito intenso sobre empreendedorismo, especialmente para quem teve que acordar às 5:45 em pleno sábado e domingo.

O evento buscou ligar a cultura pernambucana com o empreendedorismo em diversos setores da sociedade. Mostrou a história de lutas de Pernambuco e como os grandes nomes da nossa história eram empreendedores, deixando claro que essa característica está arraigada na nossa cultura.

Cara de leso: efeito de quem acorda às 5:45 num domingo (sou o da esquerda).

O tema mais interessante do evento, na minha opinião, foi a educação empreendedora. Foram mostradas iniciativas de como podemos tornar a universidade um ambiente de empreendedorismo. Entretanto, mais interessante ainda foi a ONG que conheci com um povo superagradável que encontrei por lá.

A ONG se chama Jr. Achievements e tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor e criativo em jovens dos ensinos fundamental e médio. Difícil imaginar como seria isso, né? Pois bem, o negócio é bem simples: eles disponibilizam alguns membros da ONG (todos voluntários) para serem mentores de um grupo de jovens de uma determinada escola. Esse grupo se organiza como uma empresa normal, com diversos setores (financeiro, recursos humanos, produção), com o objetivo de criar um produto inovador, cuidando desde a pesquisa de mercado até a confecção do material.

Evento da Jr. Achievement nos EUA

Essa experiência deve ser de valor inestimável para esses jovens. Eles têm a oportunidade de trabalhar em equipe, de liderar um time, pensar baseado em soluções, além de todo o conhecimento técnico absorvido naturalmente ao trabalhar numa ‘empresa’. A ideia dessa ONG é aparentemente tão simples e eficaz que me surpreendo por não ter conhecido isso antes.

Vocês já conheciam essa ONG? Já participaram dela? Conhecem alguma outra iniciativa que incentive o empreendedorismo nos jovens? Comente!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Nova escola, Nova sociedade, Nova universidade

3 Respostas para “Uma iniciativa empreendedora na educação

  1. Hiro Miyakawa

    Excelente Duque. Foi uma experiência bastante constitutiva.
    Como defendi comentando a palestra de Sir Ken Robinson, a educação empreendedora é fundamental na construção de cidadãos críticos e ativos na sociedade e no mundo, sendo os sujeitos e não o objeto, pra torna-los melhor.

    Vale também citar outras entidades que visa a educação empreendedora, especialmente aqui em Recife:

    • Centro Paulo Freyre (localizado no Centro de Educação da UFPE).

    Drucker Society of Brasil – Recife ; inclusive haverá um encontro

    Células Empreendedoras

  2. Boa, Hiro. Ótimos links.

    Pois é, mas eu sinto que o povo ainda tem preconceito com o termo ‘empreendedorismo’, porque pensa que só tem a ver com quem quer ter uma empresa. Parece que no mundo só tem empresário e funcionário: um está fadado ao sucesso, e o outro ao fracasso. Não é bem assim.

    A educação empreendedora abriria os olhos dos estudantes: qual é o tema de sua vida?, o que vc faz por ele?. Geralmente não sabemos a resposta pra essas perguntas. Esse é um grande problema.

  3. Ok, ainda muito importante, falar das celebridades presentes na foto!

    Da esquerda para direita:
    @duquefelipe , @paulorrj ,@hrxm e @higuetari .

    Quanto ao CPEJE, acredito sim, que foi uma iniciativa mt importante em termos de mudança de paradigma, principalmente em Pernambuco.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s